domingo, 1 de maio de 2011

III Semana de Ciência da Informação

Eventos científicos em nível de graduação podem ser interpretados como atividades extracurriculares, pois permitem ao estudante relacionar o conhecimento acadêmico com o desenvolvimento de sua área e seu contexto. Além disso, representam, para os estudantes de graduação, a oportunidade de construção de projetos com pós-graduandos, docentes, profissionais da área e representantes da universidade.

A Ciência da Informação investiga as questões científicas e a prática profissional relacionadas ao seu objeto de interesse: a informação. Estuda suas propriedades, assim como os fatores que interferem no seu fluxo. Procura otimizar os processos de acessibilidade, utilização e compartilhamento de informação, visando solucionar os problemas de comunicação e de transferência de conhecimento entre seres humanos nos diversos modelos de estudos de informação (físico, cognitivo e social) e contextos existentes.

Por ser considerada uma área que estuda a produção, a organização, a difusão e a utilização da informação em todas as áreas do conhecimento, pode-se dizer que a CI abarca outras ciências, como a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia. Essas, atualmente, são reconhecidas como Ciências Documentais, possuindo diversos pontos em comum, como: a gestão da memória, a produção de informação documentária e a mediação da informação.

No entanto, a integração, em maior ou menor grau, dessas áreas constitui um novo desafio para a CI no Brasil, pois apresenta inúmeras questões, como: a inserção de algumas delas no âmbito de espaço institucional da CI; a falta de produção teórica que possibilite a integração das três áreas; as dificuldades encontradas em algumas universidades para unir conjuntos de conhecimentos das três áreas e os atritos existentes entre os profissionais, principalmente relacionadas a questões ideológicas e de mercado de trabalho.

Para que esses problemas sejam minimizados, uma das alternativas é discutir como as dimensões acadêmicas, influenciadas pelo ensino, pesquisa, extensão e movimento estudantil, e profissional, determinada pelas ações das entidades de classe, anseios, imagem e reivindicações profissionais interferem na formação dos alunos de graduação dos cursos de Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia, e na atuação dos atuais profissionais dessas áreas.