Palestrantes

III Semana de Ciência da Informação
Informação Educação e Trabalho
Palestrantes


Dia 06/06/2011

Helena Maria Tarchi Crivellari

Profª. Helena Maria Tarchi Crivellari possui graduação em Serviço Social e doutorado em Educação. Foi membro da Comissão Científica do ENANCIB, em suas edições de 2003, 2008, 2009 e 2010, através da coordenação do GT-6 Informação, Educação e Trabalho. Atualmente é professora da Escola de Ciência da Informação – UFMG, onde leciona disciplinas na graduação e pós-graduação. Seus principais temas de pesquisa são: trabalho informacional, mercado de trabalho para as profissões da informação, qualificação, relações de trabalho, organização do trabalho e administração de unidades de informação.
Palestra: "Trabalho e formação profissional no trabalho com informação"



Maria Guiomar da Cunha Frota

Maria Guiomar Frota é doutora em Sociologia pelo IUPERJ (Sociedade Brasileira de Instrução - 2004), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (1988). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Ciência da Informação e filiada a linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade. Desenvolve trabalhos de pesquisa principalmente nos seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente; Informação e Direitos humanos. No campo da extensão coordena um projeto que associa artes plásticas e direitos da criança.
Palestra: “Ciência da Informação e Iniciação Científica”


Gilson Antônio Nunes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006). Atualmente professor assistente da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Representação Gráfica, bem como em Meteorítica, além de gestão de museus e sistema de museus. Atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, ensino, divulgação científica, museus de ciência, gestão de sistemas de muses.
Palestra: “Conquistas das Entidades de Classe para o Setor Museológico”
Mesa Redonda: Movimento Associativo Profissional


Kátia Lúcia Pacheco

Possui graduação em Biblioteconomia (1989), epecialização em Organização da Informação em Contextos Digitais (2007) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é e bibliotecária/ documentalista da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando como chefe da Biblioteca e catalogadora e Conselheira Peresidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - 6a. Região estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: representação descritiva e temática de obras musicais, informação musical, frbr, título uniforme, inventários de acervos e adminisitração pública
Palestra: “Sistema CFB/CRB”
Mesa Redonda: Movimento Associativo Profissional

Marília de Abreu Martins de Paiva

Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Mestrado em Ciência da Informação pela mesma instituição (2008). Atualmente é professora assistente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas paras os cursos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia. Suas áreas de interesse são: a conformação da ciência arquivística e as políticas públicas de informação para arquivos e bibliotecas.
Palestra: “ABMG: 50 Anos de Associativismo”
Mesa Redonda: Movimento Associativo Profissional


Welder Antônio Silva

Mestre em Ciência da Informação (UFF/IBICT). Possui especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (UNESA) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Analista Legislativo - Arquivista - da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), professor assistente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor convidado do curso de especialização Gestão de Arquivos e Documentos da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação.
Palestra: “As contribuições das associações de classe para o desenvolvimento e a institucionalização da Arquivologia no Brasil”
Mesa Redonda: Movimento Associativo Profissional


Charlley Luz

Publicitário e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui pós-graduação em Gerencia de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em projetos de ambientes digitais e autor do livro Arquivologia 2.0: a informação humana digital.
Palestra: Arquivologia 2.0: A Informação Digital Humana




Dia 07/06/2011


Letícia Julião

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora adjunta da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Museologia e História, atuando nos seguintes temas: museus históricos, museus e identidade nacional, colecionismo, patrimônio e memória.
Palestra:Política de Museus e direito à memória: desafios na agenda mineira”
Mesa Redonda: Políticas Públicas para Museus e o Campo Profissional 

Leônidas de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico, Universidade de Alcalá de Henares, ES, (2004). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Valladolid (2005). Atualmente é diretor do Museu Histórico Abílio Barreto - museu da cidade de Belo Horizonte. É membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, do Conselho de Meio Ambiente e do Conselho Empresarial de Cultura de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura e Religião da PUC-Minas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, restauração e gestao e patrimônio cultural.
Palestra:Política de Museus e direito à memória: desafios na agenda mineira”
Mesa Redonda: Políticas Públicas para Museus e o Campo Profissional 


Áurea Eloisa Godinho Piacesi

Áurea Eloisa Godinho Piacesi graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou em bibliotecas de escolas públicas municipais em Teófilo Otoni e em Belo Horizonte por três anos. Trabalhou, por um ano, no Setor de Documentação Jurídica da SEE – Secretaria de Estado de Educação e por um ano e meio no  CEDINE -Centro de Documentação e Informações Educacionais da SEE. Estagiou, por um ano, no Centro de Informações/Biblioteca Especializada do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Na BPELB – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, atuou por vinte e cinco anos nos setores de Referência e Estudos, Braille e Processamento Técnico. Após aposentar-se, retornou, a convite, para coordenar o setor de Referência e Estudos da BPELB em abril de 2007. Em novembro do mesmo ano, assumiu a diretoria da BPELB deixando-a em julho de 2009 para dirigir a Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais.
Palestra: Políticas Públicas do Estado de Minas Gerais para as Bibliotecas Públicas
Mesa Redonda: Políticas Públicas para Bibliotecas e o Campo Profissional 


Fabíola Ribeiro Farias

Fabíola Ribeiro Farias é Licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas de sua expressão pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Trabalhou, no período de março de 2007 a maio de 2010, como Diretora de Ações de Incentivo à Leitura da Superintendência de Bibliotecas Públicas / Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e, atualmente é Chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Palestra: Belo Horizonte, Cidade Leitora
Mesa Redonda: Políticas Públicas para Bibliotecas e Campo Profissional



Hugo Oliveira Pinto e Silva

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é funcionário público da Secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Tem como interesse de pesquisa: movimento estudantil, comunicação científica, biblioteca escolar, acesso a informação paras os portadores de necessidades especiais e formação do profissional da informação. Membro do Conselho editorial da revista eletrônica Múltiplos Olhares em Ciência da Informação.
Palestra: Movimento Estudantil dos Cursos de Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia
Mesa Redonda: Movimento Estudantil



Vilma Moreira dos Santos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Arquivologia – The University of Liverpool (1998), atuando principalmente na área de Arquivologia - Gestão de Documentos e Arquivos Permanentes. Aposentou-se na UFMG em 16/04/2003. Atualmente é Superintendente do Arquivo Público Mineiro-APM.
Palestra: A política de arquivos do Estado de Minas Gerais: retrospectiva, escopo e desafios.
Mesa Redonda:Políticas Públicas para Arquivos e o Campo Profissional

Maria do Carmo Alvarenga de Andrade Gomes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (1980), especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade federal de Ouro Preto (1986), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é diretora do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes campos: história da cartografia, história da cidade, cartografia histórica, história de minas, arquivos e patrimônio cultural.
Palestra: Patrimônio documental e políticas arquivísticas: a experiência do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
Mesa Redonda: Políticas Públicas para Arquivos e o Campo Profissional

Dia 08/06/2011

Maria da Conceição Carvalho

Possui graduação em Biblioteconomia (1969) e mestrado em Ciências da Informação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, também da UFMG. Atualmente é professor adjunto na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais filiada à linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, atuando na graduação e na pós-graduação, com foco nos seguintes temas: bibliotecas escolares, leitura e formação do leitor, história da leitura, arquivos literários, memória e patrimônio cultural e preservação de acervos. Coordena, no campo da extensão, o projeto Encontros de Leitura, dentro do Programa Carro-Biblioteca/Frente de Leitura.
Palestra: Arquivos pessoais e memória cultural


Asa Fujino

Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes . Atualmente é pesquisadora da Universidade de São Paulo, integra os Núcleos de pesquisa NPC/ECA e ATIID/FSP. É docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação e coordenadora do PPGCI/USP - Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação, da ECA-USP, onde orienta na linha de pesquisa "Gestão de Dispositivos de Informação", atuando principalmente com os seguintes temas: propriedade intelectual, cooperação universidade-empresa, informação tecnológica e gestão de informação; serviços de informação especializados,informação & saúde; informação & acessibilidade, estudos de impacto da produção científica em patentes. Complementarmente, desenvolve pesquisas sobre ensino e formação profissional.
Palestra: Estágios: relações entre ensino, pesquisa e prática profissional


Terezinha de Fátima Carvalho de Souza

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Mesa Redonda: Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação


 
Hugo Oliveira Pinto e Silva

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é funcionário público da Secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Tem como interesse de pesquisa: movimento estudantil, comunicação científica, biblioteca escolar, acesso a informação paras os portadores de necessidades especiais e formação do profissional da informação. Membro do Conselho editorial da revista eletrônica Múltiplos Olhares em Ciência da Informação.
Mesa redonda: Revista Multiplos Olhares em Ciência da Informação

 
Clovelino Maia de Menezes

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Foi assessor técnico  do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação e recuperação da Informação e em tratamento em mídias áudio visuais. Membro do Conselho editorial da revista eletrônica Múltiplos Olhares em Ciência da Informação.
Mesa Redonda: Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

 
Livia Marangon Duffles Teixeira

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Mestre em Ciência da Informação nesta mesma Instituição (2009). Atualmente atua como consultora em gestão documental na Cemig, já tendo coordenado projetos em gestão de documentos físicos e eletrônicos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia, atuando em consultorias de gestão de informação para desenvolvimento de sistemas, modelagem e diagnóstico de fluxos, planejamento, gerência e execução de projetos de arquivos em instituições públicas/privadas e organização de bibliotecas. A linha de pesquisa de interesse é gestão da Informação e do conhecimento, com ênfase para a representação do conhecimento em ontolologias.
Palestra: Atuações profissionais no âmbito Cemig


Wendell Lopes de Assis

Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2002). Arquivista da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, trabalhou na organização dos documentos da IV Assembléia Constituinte, ministra aula de noções introdutórias de práticas arquivísticas, no programa “Exposição Itinerante Formação do Povo Mineiro” e realiza atividades rotineiras no arquivo da instituição.
Palestra: DO ESTUDANTE AO ARQUIVISTA: experiências profissionais em arquivos