domingo, 29 de maio de 2011

A formação política: o movimento estudantil e o movimento associativo profissional

A formação politica do bibliotecário, do arquivista e do museólogo se inicia durante a graduação, por meio das ações do movimento estudantil e de disciplinas curriculares que conscientizem a importância da ação coletiva, e continua por meio da atuação das associações, conselhos e sindicatos.

O estudo do processo de construção do perfil político desses profissionais permite compreender como as atuações, de forma coletiva, das entidades de base e de classe veem contribuindo para o desenvolvimento e reconhecimento de suas profissões na e pela sociedade.

Existem fatores que dificultam a construção da postura politica desses profissionais, como sentimento de inferioridade, deturpação da imagem do profissional, a estrutura curricular vigente nos cursos de graduação e a pouca atuação das entidades de base e de classe.

No entanto, para iniciar um processo de conscientização, principalmente, nos alunos de graduação da Escola de Ciência da Informação vão ocorrer, durante a III Semana de ciência da Informação, duas mesas redondas, uma sobre o movimento associativo profissional e a outra sobre o movimento estudantil.

A mesa redonda “Movimento Associativo Profissional” ocorrerá no dia 6 de junho, no período da tarde, e tratará das ações das principais entidades de classes, da arquivologia, museologia e biblioteconomia, mostrando as suas principais ações e conquistas para o desenvolvimento e fortalecimento dessas três profissões. Os palestrantes dessa mesa redonda serão: Gilson Antônio Nunes, Kátia Lúcia Pacheco, Marília de Abreu Martins de Paiva e Welder Antônio Silva.

A mesa redonda “Movimento Estudantil” ocorrerá no dia 7 de junho, no período da tarde, e tratará sobre o movimento estudantil dos cursos de graduação, mostrando as suas principais ações e conquistas, e discutiremos a atuação do Diretório Acadêmico Lydia de Queiroz Sambaquy, durante os seus 54 anos existência. Os palestrantes dessa mesa redonda serão Hugo Oliveira Pinto e Silva e Alessandro Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário